Uma Organização Nacional
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
Nossa atuação
O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes. Por este motivo, o WWF atua no país desde 1971 e hoje o é uma organização não-governamental genuinamente brasileira que integra a maior rede mundial de conservação da natureza.
Ao longo desses primeiros anos, a organização apoiou cerca de 70 projetos em todo o país. Alguns exemplos são o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado e o Projeto Tamar, iniciados nos anos 80 que estão entre os mais importantes trabalhos de conservação da natureza brasileira.Em 30 de agosto de 1996 foi criado oficialmente o WWF-Brasil. Neste dia tomou posse o primeiro Conselho Diretor da instituição, formado por representantes do empresariado, ambientalismo e outros setores da sociedade brasileira.Atualmente, o WWF-Brasil executa dezenas de projetos em parceria com ONGs regionais, universidades e órgãos governamentais. Desenvolve atividades de apoio à pesquisa, legislação e políticas públicas, educação ambiental e comunicação. Além disso, há também projetos de viabilização de unidades de conservação, por meio do estímulo a alternativas econômicas sustentáveis envolvendo e beneficiando comunidades locais
WWF no Mundo
Missão Global
Conter a degradação do meio ambiente e construir um futuro em que o homem viva em harmonia com a natureza através da:- Conservação da diversidade biológica mundial;- Garantia da sustentabilidade dos recursos naturais renováveis; - Promoção da redução da poluição e do desperdício.
História
Criada em 1961, nas últimas décadas, a Rede WWF (antes conhecido como Fundo Mundial para a Natureza) se consolidou como uma das mais respeitadas redes independentes de conservação da natureza.
Com sede na Suiça, a Rede WWF é composta por organizações e escritórios em diversos países que têm como característica a presença tanto local quanto global e o diálogo com todos os envolvidos na questão ambiental: desde comunidades como tribos de pigmeus Baka nas florestas tropicais da África Central, até instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Européia.
Com quase cinco milhões de associados distribuídos em cinco continentes, a Rede WWF é a maior organização do tipo no mundo, atuando ativamente em mais de cem países, nos quais desenvolve cerca de 2 mil projetos de conservação do meio ambiente. Hoje, a instituição pode afirmar confortavelmente que teve um papel crucial na evolução do movimento ambientalista mundial.
Desde 1985, o WWF investiu mais de US$1,165 milhões em mais de 11 mil projetos em 130 países. Cada um deles é parte importante na campanha mundial para deter a aceleração do processo de degradação da natureza no mundo e para ajudar cada ser humano a viver em harmonia com o meio ambiente.
O que é o SIM?
O SIM é um programa criado pelo WWF-Brasil para facilitar, estimular e apoiar empresas e comunidades na Amazônia a obterem a certificação florestal FSC.
SIM é a sigla para Sistema de Implementação e Verificação Modular. Trata-se de um programa criado pelo WWF-Brasil para facilitar, estimular e apoiar empresas e comunidades na Amazônia a obterem a certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal).
O SIM oferece um programa passo-a-passo, a ser realizado num período de até 4 anos. A principal vantagem é que a empresa não precisa esperar até obter o certificado para ter acesso aos benefícios: eles iniciam no momento em que ela assina o termo de compromisso de adesão ao programa.Objetivos do Programa
· Facilitar e estimular o processo de adequação das empresas e comunidades que manejam as florestas na Amazônia às regras da certificação FSC por meio de um sistema modular, propiciandoa adoção gradual de boas práticas ambientais e sociais.
· Oferecer uma ferramenta simples, prática e econômica para que a empresa ou comunidadepossa melhorar gradualmente o seu manejo florestal, de forma a assegurar benefícios concretos desde o primeiro passo, uma vez que a empresa passa a ser conhecida como fornecedora de madeira legal e que está trabalhando para obter a certificação florestal FSC.
· Fornecer um mecanismo confiável e transparente de identificação de potenciais fornecedores para subsidiar compradores interessados em adquirir madeira tropical da Amazônia de produtores que estão em processo de transição para os padrões da certificação FSC e que atuam dentro da lei.