domingo, 27 de julho de 2008

Como o consumismo afeta o meio ambiente

Consumo e meio ambiente


De acordo com Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, uma boa maneira de ajudar o meio ambiente é escolher produtos de empresas ecológica e socialmente responsáveis. “O consumidor deve escolher empresas com responsabilidade social, ou seja, aquelas que atuam pensando no impacto que causam ao ambiente e à sociedade produzindo embalagens não poluentes, que colaborem com comunidades carentes, que atuam sem poluir o ambiente”, afirma Aron Belinky, do Akatu.
Existem diversas formas de identificar empresas que têm a responsabilidade social como um dos componentes de seu negócio. “A principal delas é buscar a informação. É possível encontrá-la na imprensa, nas ONGs. A informação existe, basta procurá-la”, diz Belinky.


Empresas desenvolvem projetos


Algumas empresas têm desenvolvido projetos para despertar a consciência ambiental em seus clientes. É o caso do Banco Real, que está recolhendo pilhas e baterias de celular por meio de um projeto piloto em agências de várias cidades, entre elas Curitiba. Nessas agências há displays nos terminais de auto-atendimento onde as pessoas podem, das 10h às 16h, despejar esse tipo de lixo. Em três meses de funcionamento, o projeto Papa-Pilhas já recolheu 6 toneladas de materiais. A expectativa é chegar a 30 toneladas até o fim do ano. A iniciativa tem o objetivo de recolher e dar um destino adequado aos produtos que são considerados tóxicos à saúde e ao meio ambiente. As pilhas e as baterias recolhidas serão transportadas por uma empresa especializada em reciclagem, que tornará viável a operacionalização do gerenciamento dos resíduos.
A Faber-Castell, por sua vez, tem direcionado projetos de consciência ambiental às crianças. “Queremos conscientizar e é por isso que sempre falamos e trabalhamos pela educação. Realizamos o Programa Escolar, uma forma de falar diretamente com as crianças sobre assuntos diversos como ecologia, de forma aprofundada, sem perder o interesse e a criatividade”, diz Elaine Mandado, gerente de marketing da empresa.
A empresa é a única no mundo a produzir lápis com 100% de madeira plantada. O site http://www.faber-castell.com.br/ tem material educativo, fornece material didático para download grátis e ensina às crianças noções de consumo consciente.



CFC longe das prateleira

Quem não se lembra do propalado vilão que ajudou a aumentar o buraco da camada de ozônio? O CFC, ou Clorofluorcarbono, que era comumente empregado em sistemas de refrigeração e aerossóis e que afeta negativamente a camada de ozônio, perdeu grande parte da sua utilização e hoje é muito difícil encontrar produtos com esse componente. Segundo Natalie Kochmann, gerente de marketing da marca Dove, a Unilever retirou esse componente de suas formulações antes mesmo de ser proibida a sua utilização no Brasil e na Europa. Hoje, segundo a assessoria de imprensa da Unilever, não há nenhum produto da multinacional que utilize o CFC.
E você, antes de comprar um produto, verifica se ele tem selos de certificações ambientais, que garantem que sua produção não agride o meio ambiente? Se não faz isso ainda, já está na hora de procurar saber, lendo rótulos e embalagens, se aquela empresa que fabrica o produto que você está consumindo está ajudando ou destruindo o Planeta.






fonte: http://blog.estadao.com.br/blog/advdefesa/?p=7501&more=1&page=2



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