segunda-feira, 28 de julho de 2008

Movimentos Ambientalistas (ONGs)

O que é uma ONG?

O termo ONG – Organização Não Governamental, se refere de modo genérico a toda organização NÃO pertencente ou vinculada a nenhuma instância de governo, em qualquer nível.Foi utilizado pela primeira pelo Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas em 1950. No Brasil, começou a ser utilizada na metade da década de 80, referindo-se exclusivamente às organizações que realizavam projetos junto aos movimentos populares, por exemplo, na área da promoção social.Podemos considerar sinônimos os seguintes termos OSC – Organizações da Sociedade Civil , Terceiro Setor (do inglês Third Sector) ou Setor sem fins Lucrativos ( Nonprofit Sector).Podemos dizer que as ONGs são grupos sociais organizados que:
1. possuem uma função social e política em sua comunidade ou sociedade;
2. possuem uma estrutura formal e legal;
3. estão relacionadas e ligadas à sociedade ou comunidade através de atos
de solidariedade;
4. não perseguem lucros financeiros (sem fins lucrativos);
5. possuem considerável autonomia.

O que uma ONG faz?

Pelo exposto anteriormente, uma ONG pode atuar em vários campos, de várias formas, com objetivos diferenciados, com missões institucionais muito variadas.
Não existe um tipo de ONG que seja mais abrangente no campo social ou político do que outras. Todas, das pequenas e locais até as grandes e internacionais, desempenham um papel sócio-político importante.Tentar adjetivar ONGs, por suas ações específicas, como do tipo de esquerda ou de direita, de combate ou assessoria, técnicas ou de militância é uma maneira equivocada de conceituar o papel político de uma ONG. Seria desviar a atenção da opinião pública sobre as funções de uma ONG, para rótulos que dividem, não somam.
Isto porque se ela existe, atuante e presente, em um campo de ação social específico, é lógico supor que ela atende interesses de um grupo sócio-cultural, dentro de uma faixa do espectro político existente. Aí repousa sua legitimidade. Em contrapartida, as redes de solidariedade e de interesses imediatos podem não ser as mesmas para todas as ONGs, isto determina a diversidade do campo de ação política de cada uma delas. Para o caso específico deste manual, em resumo, podemos considerar que as "ONGs são instituições privadas, com fins públicos", como sinteticamente expõe o antropólogo Rubem Cesar Fernandes.Em outras palavras, ONG são "grupos de pressão que buscam por um lado influenciar e democratizar políticas públicas governamentais para que essas supram da maneira mais extensa possível às necessidades da sociedade e de condições de vida iguais e justas no mundo todo e, por outro, movimentar a sociedade em que estão inseridas, utilizando-se de suas relações de solidariedade, na busca dessa democratização e influência política" (Menescal, in Gonçalves).

Algumas ONGs Ambientalistas:

Greenpeace: ONG internacional de proteção ao meio ambiente mantida por uma rede de sócios que soma 3 milhões de pessoas. A organização desenvolve pesquisas, denuncia problemas ambientais, propõe alternativas de progresso que não causam danos ecológicos e lança-se na luta pela preservação de maneira direta, com protestos e manifestações.

Fundação SOS Mata Atlântica: Entidade cujo objetivo é defender as áreas remanescentes da mata atlântica e o patrimônio cultural e histórico indígena. Possui profissionais atuantes em projetos de educação ambiental, recursos hídricos, monitoramento da mata atlântica por imagens de satélite, ecoturismo, produção de mudas de espécies nativas, políticas públicas e aprimoramento da legislação ambiental. Também recebe denúncia de agressões ao meio ambiente, oferece apoio à gestão de unidades de conservação e banco de dados da mata atlântica.

Fundo Mundial para a Natureza (WWF): ONG internacional autônoma que desenvolve projetos de conservação dos recursos naturais em todas as regiões do Brasil, principalmente no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal. A WWF apóia pesquisas científicas, desenvolve modelos alternativos por meio de projetos de campo e divulga os resultados alcançados nas atividades de educação ambiental, de comunicação e nos eventos realizados no campo político.

Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA): ONG que estimula e apóia ações direcionadas à proteção de ecossistemas e da biodiversidade. Desenvolve programas de treinamento de agentes ambientais em todo o país e de conscientização de crianças e adolescentes sobre preservação. Também fornece apoio a ONGs ambientalistas e consultoria ambiental gratuita.

Conservation International do Brasil: Organização privada que atua na conservação e uso sustentado da biodiversidade. Entre seus diversos projetos destacam-se o de conservação da mata atlântica na zona cacaueira do sul da Bahia,o projeto de conservação e desenvolvimento sustentável do AltoXingu (junto aos índios caiapós) e o plano de ação para conservação do Complexo Marinho de Abrolhos, na Bahia. Em setembro de1997, a organização foi reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Federal.

Fundação Gaia: Entidade fundada em 1987 que promove cursos sobre educação ambiental e agricultura regenerativa em comunidades e em sua sede, em Pântano Grande, no Rio Grande do Sul. Seus principais objetivos são a promoção do desenvolvimento ecológico socialmente justo e a defesa dos sistemas naturais.

Fundação Biodiversitas: ONG sediada em Belo Horizonte que realiza pesquisas científicas sobre fauna, flora e biomas brasileiros; eventos técnico-científicos e de educação ambiental; planejamento ambiental; criação, administração e manejo de unidades de conservação; edição de material técnico; capacitação de profissionais em biologia da conservação e educação ambiental, entre outras atividades. A organização mantém e administra algumas áreas ecológicas, como a Estação Biológica de Caratinga (MG), a Estação Biológica da Mata do Sossego (MG) e a Estação Biológica de Canudos (BA).

Grupo de Defesa Ecológica (Grude): ONG do Rio de Janeiro que promove oficinas, seminários e campanhas pela melhoria da qualidade de vida e preservação da biodiversidade. Foi responsável pela criação e consolidação do Bosque da Freguesia, no Rio de Janeiro, que mantém preservada uma ampla área de mata atlântica.

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: Criada em 1990 pelo grupo O Boticário, a fundação financia projetos brasileiros de preservação ambiental. Alguns exemplos: o programa de educação ambiental em Sorocaba e região, o programa de educação ambiental na região do Parque Estadual Carlos Botelho (São Miguel Arcanjo, Capão Bonito e Sete Barras) e o programa de treinamento de educadores ambientais para zoológicos no Brasil. No site da fundação, é possível inscrever programas que estejam angariando apoio financeiro.

Instituto Socioambiental: O Instituto Socioambiental é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é propor soluções que integrem questões sociais e ambientais. O site traz a edição on-line da revista Parabólicas, de notícias ambientais.

Orientação para criar uma ONG ambientalista:

Nenhum comentário: