Não restam dúvidas hoje de que a sociedade humana deve incorporar em suas relações com o planeta a conservação ambiental. Não só por essa ser uma atitude generosa (ainda que isto já bastasse), mas até por um simples ato de inteligência, pois as consequências de uma possível negligência podem ameaçar até mesmo a vida do ser humano.
Por isso, dois conceitos se tornaram universalmente aceitos, o da Conservação Ambiental e o do Desenvolvimento Sustentável. O primeiro, relativo às preocupações de organizar a ação humana no planeta envolvendo o propósito de conservar ao máximo as condições ambientais naturais. O segundo, estabelecendo um valor de civilidade e ética ao Desenvolvimento, ou seja, um desenvolvimento capaz de atender as necessidades da atuais e futuras Os preceitos da Conservação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável seriam implementados pela Humanidade em dois grandes níveis: o comportamental e o material. Ao nível comportamental referem-se as mudanças culturais necessárias a transformação de hábitos consumistas e individualistas (fonte das mais graves ameaças ambientais) para um modelo baseado em valores mais corretos e humanistas, portanto ambientalmente harmônicos. Insere-se também nesse nível a o equilíbrio do crescimento populacional. Ao nível material, referem-se a busca e a produção de conhecimentos científicos e tecnológicos que possibilitem a compatibilidade entre o desenvolvimento econômico necessário e a decisão de conservar o ambiente e respeitar também a qualidade de vida das gerações futuras.
Especificamente em relação a esse último aspecto, a necessidade de um desenvolvimento científico e tecnológico sem deixar de lado a preservação ambiental, os desafios estão colocados são imediatos e resolvê-los é uma tarefa intransferível e inadiável.Com um objetivo que significa incluir bilhões a padrões dignos de qualidade de vida, implicando na produção de mais energia, mais alimentos, mais habitações, mais bens de consumo, mais estradas, etc, ou seja, em uma mais intensa intervenção do Homem no planeta mas respeitando os limites ambientais do planeta, os quais já estão muito próximos de seu total esgotamento.
Vencer esse desafio exige um total envolvimento com a temática ambiental por parte dos pesquisadores, das instituições públicas e privadas de pesquisa científica e tecnológica, dos órgãos federais e estaduais de pesquisa. De outra parte, às empresas privadas e particularmente à Engenharia nacional, cabe estudar soluções para as questões ambientais brasileiras
Essa é a compreensão inteligente do problema e esse caminho propiciará à sociedade o tão desejado desenvolvimento tecnológico com preservação ambiental.
Os reais avanços que vêm sendo registrados nesses últimos anos sugerem uma atitude otimista diante dos problemas colocados. Em novembro de 2003 o Brasil oficializou sua adesão à Declaração Internacional de Produção mais Limpa, coordenada e liderada pela UNEP (United Nations Environment Programmes), programa da ONU. Isso implica um envolvimento oficial do governo brasileiro nos esforços de desenvolvimento tecnológico atuando em tecnologias ambientais que visem processos produtivos e empreendimentos que respeitem à natureza.
Exemplo desse esforço, foi a substituição do gás CFC – clorofluorcarbono, antes largamente utilizado em equipamentos de refrigeração, produção de espumas flexíveis e recipientes tipo spray, por gases inofensivos à Camada de Ozônio, como a mistura propano/butano e o gás R-134.
Na mesma perspectiva, vários centros de pesquisa uma produção limpa de energia através da Fusão Atômica, de aperfeiçoamentos que permitam o uso amplo de motores tipo Célula Combustível. O Brasil, com o Álcool Combustível e agora com o Biodiesel deu um exemplo excelente na produção de combustíveis ecológicos. Progridem animadoramente os aperfeiçoamentos nos sistemas eólicos e solares de produção de energia. É justamente o tempo, que não nos permite o acomodamento. As ameaças ambientais à qualidade de vida no planeta (ou à própria vida no planeta) já deixaram há muito tempo de serem ilusões. É preciso que todos nos tenhamos em mente da responsabilidade e do compromisso de fazer as coisas realmente acontecerem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário